Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

Boas Palavras
Matéria publicada no Zashi edição 6 - Fevereiro de 2008
Seja feita a sua vontade!
Sabedoria é compreender qual é o momento de parar de lutar como um leão e aceitar a perda.
Nesse instante, parece que a mente silencia e o coração se aquieta.

(Por Roberto Shinyashiki*)

Minha mãe foi a minha melhor professora na arte da superação. Ela sempre foi um exemplo de luta, mas, no final da vida, deu-me uma aula de sabedoria ao aceitar uma perda. Minha mãe morreu de câncer. E só Deus e os filhos sabem como ela lutou. As metástases espalhavam-se por seu corpo, a dor ia tomando conta de seus dias, mas nem o sofrimento diminuía a sua força para lutar contra a doença. Até que, um dia, enquanto eu aplicava mais uma das inúmeras injeções para aliviar a sua dor, ela me olhou com serenidade e falou:
– Seja feita a sua vontade...
– O que, mãe? Não entendi — eu disse.

E ela completou:
– Seja feita a sua vontade, assim na Terra como no céu. Acho que chegou a hora de eu ir para o outro lado. Acho que Ele me quer perto dele. Meu filho, acho que é hora de parar de lutar e aceitar a minha morte...

Para mim, foi impossível aceitar sua morte e comecei a chorar muito. A gente se abraçou forte, enquanto as lágrimas escorriam dos meus olhos. Enxugando meu rosto, ela me disse:
– Filho, fique tranqüilo. Eu prometo que vou continuar cuidando de vocês...

Depois desse momento, ela começou a preparar a si mesma e a nós, da família, para a sua passagem. Tenho certeza de que ela continua cuidando de mim e dos meus irmãos, mas demorou muito tempo para eu entender isso.

Minha mãe me ensinou a lutar intensamente para realizar um sonho, mas foi ela também que me fez entender que não dá para ganhar sempre! Chega um momento em que devemos nos entregar e dizer:
– Seja feita a sua vontade, assim na Terra como no céu...

A partir desse momento, aceitamos que existe uma lógica no universo que está acima da nossa compreensão e que é melhor deixar o incêndio queimar até a última peça do armário para começar a construção da nova casa.

Eu me lembro de que, durante a minha vida de médico, às vezes via colegas se torturarem pela morte de um paciente que não tinha a mínima chance de viver. Eu admirava a capacidade de luta dessas pessoas, mas sempre achei que temos de aceitar que quem decide sobre nossa vida é Deus. Sabedoria é compreender qual é o momento de parar de lutar como um leão e aceitar a perda. Nesse instante, parece que a mente silencia e o coração se aquieta. Uma sensação de vazio toma conta da gente. E é exatamente esse vazio que você vai preencher com amor.



* Roberto Shinyashiki
é psiquiatra e autor de diversos best-sellers, como
"O sucesso é ser feliz".
Site: www.shinyashiki.uol.com.br

© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


13 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)