Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

HISTÓRIA DA ESCRITA JAPONESA
Matéria publicada no Zashi edição 10 - Junho de 2008

Uso de kanji em placas

Identificar os ideogramas freqüentemente utilizados em placas públicas é um recurso de grande utilidade

Significados
O ideograma , cuja leitura é kin, indica proibição e é formado pela combinação dos ideogramas (hayashi = bosque) e (shimesu = indicar). Por se tratar de um kanji pertencente à categoria keisei (composição por conceito e som), emprestou sua leitura chinesa (rin), modificada foneticamente, e emprestou a idéia de indicação. Esse kanji pode ser encontrado em placas como (kin’en = proibido fumar), em que é combinado com o ideograma (kemuri = fumaça), (chûsha kinshi = proibido estacionar), em que se combinam (chûsha = ato de estacionar um veículo) e (kinshi = proibição) e (shiba tachiiri kinshi = não pise a grama).

Alertas
Mais um exemplo de kanji freqüente em placas é o jukugo , cuja leitura é chûi, que significa “atenção”. Como exemplos do uso de podem ser citados (zujô chûi = cuidado com a cabeça), em que é combinado com (zujô = por cima da cabeça), (surini chûi = cuidado com batedores de carteira), (kanden chûi = risco de choque) (rakuseki chûi = atenção: desabamento de pedras).

Outro ideograma interessante de se conhecer é o utilizado em alguns vagões de trem: (joseisen’yôsha = vagão de uso exclusivo de mulheres), avisos criados devido ao grande número de incidentes de assédio sofrido pelas mulheres. Esses avisos trazem também os horários em que essa regra deve ser respeitada, o que ocorre, geralmente, na hora do rush.

Colaborador: Eric Yamagute Pereira
Coordenação: Profª. Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª. Drª. Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


7 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)