Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

HISTÓRIA DA ESCRITA JAPONESA
Matéria publicada no Zashi edição 9 - Maio de 2008

O uso de ideogramas em mangá

Para os japoneses, a história em quadrinhos (mangá) não é um entretenimento voltado apenas para o público infanto-juvenil; trata-se de uma atividade que abrange um público vasto: de crianças a adultos. Geralmente, os mangá são classificados de acordo com o seu público alvo e, dependendo do sexo e da faixa etária, o uso de ideogramas é diferenciado.

Para todos os públicos

Os mangá para os meninos são chamados de shônen manga (mangá de menino, garoto) e os que têm como público-alvo as meninas são os shôjo manga (mangá de menina, garota). Eles apresentam todos os ideogramas com o furigana (leitura em hiragana), independentemente do nível de dificuldade. Já naqueles destinados ao público adulto, a leitura é colocada apenas nos ideogramas menos comuns, como em nome de pessoas ou lugares. No entanto, esse recurso é, geralmente, utilizado só na primeira vez que o kanji aparece na obra, não sendo empregado nas demais vezes – trata-se de algo bastante interessante do ponto de vista da aprendizagem.

Utilização

Uma característica curiosa do uso de ideogramas nos mangá é a forma como alguns deles são utilizados. Por exemplo, escreve-se (gakkô = escola), mas o ideograma vem acompanhado do furigana (koko = aqui). Esse recurso é utilizado para trazer o leitor para o momento do discurso, ou faz alusão à forma oral: lê-se koko, mas, devido ao contexto, pode-se identificar que o “aqui” se trata da “escola”.

Os mangá, principalmente os que trazem o furigana, podem ser um agradável instrumento para a aprendizagem de ideogramas.


KAKIJUN

Colaboradores: Lucia Kiyomi Nemoto
Coordenação: Profª. Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas– Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª. Drª. Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


16 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)