Portal NippoBrasil - OnLine - 17 anos
Arquivo NippoBrasil: Zashi - Destaques

Destaques: NippoBrasil
    

KANJI
Matéria publicada no Zashi edição 5 - Janeiro de 2008

A categoria shiji

O artigo anterior tratou dos ideogramas shôkei, que representam, de forma pictográfica, elementos como “cavalo” ( ) e “lua” ( ); este abordará os ideogramas shiji, que grafam idéias mais abstratas, cuja expressão por meio da pictografia seria limitada.

Conceito

Shiji significa, literalmente, “indicação”. Em sua composição, são utilizados sinais que expressam uma idéia, e não algo concreto. A representação pode ser por meio de uma combinação de sinais, assim como pelo acréscimo de traços e pontos a alguns ideogramas shôkei.

(hairu), por exemplo, significa “entrar”. Para expressar essa idéia, pensou-se, inicialmente, em uma seta apontada para cima, indicando a entrada. Assim, o ideograma pode ser encontrado em palavras que contenham o significado de “ingresso”, como, por exemplo, (nyûgaku = admissão em uma escola) e (nyûsha = admissão em uma empresa). O mesmo ideograma é usado em (ireru = colocar). Um exemplo de ideograma shiji formado a partir do acréscimo de sinais a um ideograma shôkei é (sue = copa de uma árvore, fim, depois), formado com o acréscimo de um traço horizontal na parte superior do ideograma (ki = árvore), indicando seu topo. Outro exemplo é (ha = gume), originado a partir do ideograma (katana = espada), ao qual se acrescentou um traço indicando seu lado cortante.

Números

Formaram-se cerca de 130 ideogramas a partir dessa composição, o que corresponde a aproximadamente 0,5% do total de ideogramas utilizados atualmente. A partir da combinação dos ideogramas shôkei e shiji é que outros caracteres mais complexos foram desenvolvidos, como será visto adiante.

(Colaboração de Eric Yamagute Pereira e Lucia Kiyomi Nemoto)

 

Colaboradores: Eric Yamagute Pereira e Lucia Kiyomi Nemoto
Coordenação: Profª Leiko Matsubara Morales
Centro de Línguas (FFLCH/USP) – Centro Interdepartamental de Línguas – Cursos de Japonês Instrumental
Direção: Profª Drª Rosane de Sá Amado
E-mail: japones.cl.fflch.usp@gmail.com
Fonte das imagens (livro): Dai kanwa jiten, Editora Daishûsei


© Copyright 1992 - 2015 - Portal NippoBrasil

Todos os direitos reservados - www.nippo.com.br


16 usuários online


Redação: editor@nippo.com.br

Diretoria: diretoria@nippo.com.br

Vendas: anuncie@nippo.com.br

Tel: (11) 9 5371 4019 (TIM)